segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Perseverando


O brasileiro (e quando digo ‘brasileiro’, me refiro à classe média-baixa, à qual eu pertenço) leva uma vida não tão fácil. Todo dia é a mesma rotina, de acordar cedo, trabalhar duro o dia todo, e voltar pra casa ao anoitecer, em busca de uma vida digna. Dentro desse contexto onde o brasileiro vive, existe esperança de mudança, ou quem sabe até, satisfação?
Há quem diga que é impossível ter uma perspectiva de mudança no mundo de hoje. Por isso, o brasileiro supervaloriza o que vem de fora, não divulga a cultura de nosso país e está sempre insatisfeito com o governo. Repare que, quando se anuncia algo ruim com relação ao Brasil, o brasileiro acredita, sem necessidade de maiores investigações para garantir a veracidade do fato. Porém, se a mídia noticia algo bom, o povo checa (e muito bem, diga-se de passagem) se aquilo é real.
Por outro lado, o brasileiro sabe muito bem tocar a sua vida apesar do caos que diz viver. Parece filosofia de vida o “ta ruim, mas ta bom”. Então, mesmo criticando o Brasil, o brasileiro sabe que existem pontos bons no país, e se baseia nisso pra seguir em frente. O brasileiro é um povo festeiro, aos domingos sempre faz um churrasquinho, toma sua cervejinha, faz sua oração. A perspectiva e a esperança da melhora existem, mesmo que desfocadas pela baixa auto-estima do povo brasileiro.
E o que fazer diante disso? Manter a cabeça erguida, já que somos o que somos porque vivemos o que vivemos. Mudar o cenário em que vivemos tem de partir de nós mesmos, e ai sim veremos o Brasil “mostrar sua cara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário